DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Em se tratando de recursos e serviços da Educação Especial para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, é CORRETO afirmar:

 

I- Em relação ao estudante com cegueira, deve-se priorizar a estimulação dos sentidos remanescentes, o uso do Braille como sistema de escrita e da alfabetização matemática com auxílio do Soroban.

II - Tanto nos casos de cegueira como de baixa visão, o AEE deve proceder com atendimento complementar nas áreas de Orientação e Mobilidade (OM) e Atividades para Vida Autônoma (AVA).

III - O caso de estudantes com cegueira, o AEE precisa auxiliar na organização e adequação dos materiais didáticos em caracteres ampliados, adequação e disponibilização de recursos ópticos e não ópticos.

IV - O professor de AEE precisa acompanhar, organizar e auxiliar na adequação dos recursos de acessibilidade necessários para diminuir as barreiras encontradas por estes estudantes e promover o acesso ao currículo e aos espaços escolares.

V - A indicação do uso de recursos ópticos, para os estudantes com cegueira é realizada por profissional da área médica.

 

Marque a sequência de afirmativas corretas:


I, II, III, IV e V


I, II e III apenas


II, IV e V apenas


I, II, IV apenas


I, II, III, IV apenas

De acordo com os estudos realizados, para a inclusão escolar do estudante com cegueira, é fundamental a estimulação, a utilização dos recursos tecnológicos (TICs) e do Braille nas adequações e proposições das atividades por se tratar de recursos fundamentais para que esse estudante tenha acesso ao conhecimento.

Sobre esses recursos, assinale a opção CORRETA:


As pessoas com cegueira cegas utilizam o Sistema Braille na comunicação escrita e visual.


É importante que todo o conteúdo a ser trabalhado na turma seja devidamente adequado pelo professor, com auxílio do professor do AEE e do coordenador pedagógico com antecedência para que o estudante tenha o acesso em tempo hábil.


O sistema é composto por 6 (seis) pontos em relevo distribuídos de forma aleatória na cela Braille, sendo possível formar 63 combinações ou símbolos Braille.


A criança com cegueira apresenta o mesmo desenvolvimento das possibilidades de comunicação e interação de uma criança que enxerga.


As atividades precisam contar com imagens ampliadas e os conteúdos da aula devem ser gravados previamente e com autorização do professor.

Para organizar o movimento pedagógico para inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental conhecer suas características e especificidades e ainda, quais adequações, recursos e estratégias melhor atendem às suas particularidades. Assim, é fundamental considerar que:

A - Qualquer alteração na rotina pode gerar, no estudante com TEA, desconforto, alteração de comportamento ou provocar estereotipias. Mudanças na rotina não são significadas facilmente pelo estudante, representando uma perda e fazendo com que ele se desorganize. O apego a rotinas e rituais é uma característica comum a esse público e potencializadas pela inflexibilidade cognitiva presente no quadro.

B - A rotina bem como os rituais escolares precisam ser organizados e apresentados antecipadamente para o estudante, oportunizando o desenvolvimento de aspectos cognitivos úteis à vivência social, envolvendo antecipação, adiamento da atuação imediata, entre outros.

C - Os rituais e as rotinas são preparadas exclusivamente para a criança com TEA, com regras de organização de um meio social real com aprendizado advindo das situações reais, de utilidade real e passível de ser utilizado em outros contextos.

D - As relações sociais que se estabelecem no âmbito escolar e as intervenções dos colegas consistem em estratégia transformadora de padrões de comportamento do aluno com TEA e facilitadora quando se trata de inconstâncias, intercorrências.

E - A capacidade de antecipar não é uma função que se apresenta prejudicada nesse transtorno, há necessidade de que o aluno seja comunicado antes, de forma simples e objetiva, a respeito do que vai ocorrer no momento seguinte.


 B, D e E apenas


A, B e D apenas


A, B e C apenas


A, D e E apenas


A, B C, D e E

Em relação aos serviços da Educação Especial para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, o AEE representa serviço fundamental tanto dentro como fora da sala de aula; atua na eliminação das barreiras desde o acolhimento do estudante, o reconhecimento, a identificação das especificidades do quadro até a proposição de recursos e estratégias adequados para atender à demanda do aluno com TEA. Assim, é função dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado desses estudantes, EXCETO:


Desenvolver ações para remoção das barreiras atitudinais, essa representa uma das tarefas mais difíceis e morosas, por implicar mudanças culturais, sociais, comportamentais e não estruturais.


Organizar estratégias educacionais que auxiliem no desenvolvimento das funções executivas, por se tratar de uma área cognitiva em que as pessoas com esse transtorno apresentam importantes dificuldades.


Confeccionar, adequar e disponibilizar recursos para organização mental e que contemplem a imprevisibilidade. Promover ações e estratégias para flexibilização curricular e de tempo.


O AEE precisa disponibilizar recursos e estratégias que envolvam o uso da rotina (representação mental da tarefa) para antecipar rituais que se repetem diariamente no cotidiano da escola.


Empreender ações que possam favorecer a minimização e extinção das manifestações advindas do prejuízo da flexibilidade cognitiva. Uma vez que mudanças na rotina não são significadas facilmente pelo estudante, representando uma perda e fazendo com que ele se desorganize.

Em se tratando de estudantes com baixa visão proceder com a avaliação da acuidade visual, do campo visual e do potencial de visão é fundamental por revelar o desenvolvimento visual da pessoa e a capacidade de uso funcional da visão residual. Essa avaliação funcional da visão é fundamental para o contexto escolar. Nesse sentido:

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

(  ) Conhecer e proceder com a avaliação funcional da visão é importante para planejar as atividades educacionais, de vida diária, de orientação e mobilidade.

(  ) Conhecer e proceder com a avaliação funcional da visão é importante por auxiliar a escola a perceber quais são as necessidades de adaptação à luz e aos contrastes, de adequação e/ou adaptação de recursos ópticos e não ópticos.

(  ) A avaliação funcional da visão revela dados quantitativos e clínicos sobre o nível da consciência visual, a recepção, assimilação, integração e elaboração dos estímulos visuais;

(  ) A avaliação funcional da visão refere-se ao seu uso funcional no dia a dia e pode ser realizada por diferentes profissionais. Ela é obtida através da observação do comportamento visual com objetos do cotidiano conhecidos e usados na prática de atividades.

(  ) É função do AEE proceder à avaliação funcional da visão do estudante para identificar as estratégias, as adequações e/ou os recursos necessários para sua inclusão escolar.

Marque a sequência correta:


F, V, V, V, V


V, V, V, V, V


V, V, F, F, V


V, V, F, V, V


V, F, F, V, V

No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais que impactam nos princípios e nas práticas da Educação. 

Sobre a conceituação de Deficiência Intelectual, assinale a opção CORRETA:

 


Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.


Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual poderá se manifestar em qualquer faixa etária.


Caracteriza-se por uma doença mental com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.


Caracteriza-se por um retardo mental que apresenta limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.


Caracteriza-se por um retardo mental com limitação nas áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.

Um grupo de professores da Universidade de Harvard, liderado por David Rose, em seus estudos sobre a relação entre diferentes contextos de aprendizagem e a transferência dessas aprendizagens para outros ambientes, apresentou conceitos fundamentados no DUA.

A sigla DUA se refere a:


Desenvolvimento Único para a Aprendizagem.


Desenho Universal para a Aprendizagem.


Desempenho Unilateral da Aprendizagem.


Desenvolvimento Universal para o Aluno.


Desenvolvimento Único do Aluno.

As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?

Marque a única alternativa correta:


Barreiras atitudinais.


Barreiras sociais e procedimentais.


Barreiras comunicacionais.


Barreiras físicas e arquitetônicas.


Barreiras culturais e individuais.

A ação em prol de uma sociedade mais inclusiva demanda ressignificação dos conceitos e práticas educacionais, das concepções de aprendizagem e de ensino, uma sensibilização da sociedade e a eliminação de todas as barreiras. Assim, conforme estudamos, é necessário compreender que o paradigma da inclusão escolar apresenta um conceito bem mais amplo, uma vez que defende a inclusão de todos, e não somente as pessoas com deficiência – PcD. Dessa forma, os princípios basilares da inclusão são:


Assegurar a escolarização dos estudantes com deficiência nas classes especiais e sistemas especiais de ensino.


Os direitos das pessoas com deficiência, a garantia de atividades diferenciadas e o respeito à diversidade.


A democratização do ensino, a universalização da escolarização e a flexibilização dos princípios, métodos e técnicas educacionais.


A democratização do ensino, a integração escolar e a flexibilização dos princípios, métodos e técnicas educacionais.


A democratização do ensino, a universalização da escolarização e a flexibilização do ensino regular e do ensino especial.

A promulgação da LDB 9394/96, consolida os preceitos de uma educação para TODOS em um único sistema de ensino. Além disso, ela avança ao ressignificar e esclarecer sobre a Educação Especial. Assim, sobre a compreensão que a LDB 9394/96 apresenta sobre a Educação Especial, é correto afirmar, EXCETO:


A Educação Especial é uma modalidade transversal de ensino, responsável pela oferta de serviços, conhecimentos e recursos necessários à inclusão escolar de estudantes com deficiência, TEA e Altas Habilidades/Superdotação.


A Educação Especial perde sua condição de substitutiva do ensino comum, e deve ser compreendida como modalidade transversal de ensino, que perpassa todos os níveis educacionais desde a Educação Infantil ao ensino superior.


A Educação Especial é também um campo de conhecimento, responsável pela  oferta serviços, recursos que assegure aos estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades, a acessibilidade aos espaços educacionais e ao currículo escolar.


A Educação Especial se configura importante iniciativa na promoção da inclusão dos estudantes com deficiência, TEA e Altas Habilidades/Superdotação, por contribuir com seu desenvolvimento e aprendizado.


A Educação Especial representa a inclusão de todos na escola, e deve assegurar auxílio, serviços e recursos a todos os estudantes com dificuldades de aprendizagem. Ofertando sempre que necessário uma educação a parte e reforço escolar.